Também chamadas de figuras de semântica ou tropos, as figuras de palavras são:

  • metáfora;
  • metonímia;
  • comparação ou símile;
  • perífrase ou antonomásia;
  • sinestesia;
  • sinédoque;
  • alegoria;
  • catacrese.

As figuras de palavras enfatizam o aspecto semântico da linguagem, através da comparação, substituição e associação de palavras.

Metáfora

A metáfora se caracteriza pela comparação implícita de dois elementos que têm características comuns. Não havendo um termo comparativo explícito, a comparação fica subentendida.

Exemplo de metáfora: A verdade será um balde de água fria.

Leia mais sobre a metáfora.

Metonímia

A metonímia se caracteriza pela substituição de uma palavra por outra com sentido próximo. Pode ser referido o efeito em vez da causa, a parte em vez do todo, a marca em vez do produto e o autor em vez da obra, entre outros.

Exemplo de metonímia: Você já leu Jorge Amado?

Saiba mais sobre a metonímia.

Comparação ou símile

A comparação, também chamada de símile, se caracteriza pela comparação de dois elementos que têm características comuns. A comparação é estabelecida através de um conectivo comparativo (como, tal qual, que nem,…).

Exemplos de comparação: Meu filho é teimoso como uma mula!

Leia tudo sobre a comparação ou símile.

Perífrase ou antonomásia

A perífrase, também chamada de antonomásia, se caracteriza pela utilização de uma expressão simbólica para indicar indiretamente algo que poderia ser diretamente nomeado com apenas uma ou poucas palavras.

Exemplos de perífrase: Se eu fosse um animal, gostaria de ser o rei da selva.

Saiba tudo sobre a perífrase ou antonomásia.

Sinestesia

A sinestesia se caracteriza pela mistura de diferentes sensações, provenientes de diferentes sentidos. Ocorre a combinação de sensações auditivas, olfativas, gustativas, visuais e táteis.

Exemplo de sinestesia: Bebi o perfume das rosas, recordando o jardim da velha casa.

Leia mais sobre a sinestesia.

Sinédoque

A sinédoque se caracteriza pela substituição de um termo por outro que amplie ou reduza o seu sentido, estabelecendo uma relação desigual. Pode ser referido o singular em vez do plural, a classe em vez do indivíduo e a parte em vez do todo (e vice-versa).

Exemplo de sinédoque: O carioca adora uma boa praia.

Saiba mais sobre a sinédoque.

Alegoria

A alegoria se caracteriza como um conjunto simbólico criado para a transmissão de uma mensagem conotativa que ultrapassa o sentido literal das palavras.

Exemplo de alegoria: Em terra de cego, quem tem um olho é rei.

Leia tudo sobre a alegoria.

Catacrese

A catacrese se caracteriza pela utilização de uma palavra fora do seu significado original para nomear outra coisa por falta de um termo específico ou até por desconhecimento do termo adequado.

Exemplo de catacrese: Tive uma cãibra muito dolorosa na batata da perna.

Saiba tudo sobre a catacrese.

Outras figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados na linguagem oral e escrita para aumentar a expressividade da mensagem.

Além das figuras de palavra, as figuras de linguagem podem ser também classificadas em figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Leia tudo sobre as Figuras de Linguagem.