A concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número e em pessoa para concordar com o sujeito gramatical.

A concordância verbal com a expressão haja vista pode ser feita de duas formas: concordância verbal sempre no singular, permanecendo a expressão inalterada (haja vista) ou concordância verbal com flexão do verbo haver no singular e no plural (haja vista ou hajam vista).

Concordância verbal com expressão inalterada:
Haja vista as ideias que ele deu.

Concordância verbal com flexão do verbo haver:
Hajam vista as ideias que ele deu.

Concordância verbal de haja vista no singular

A maioria dos estudiosos da língua considera a expressão haja vista como sendo uma estrutura semântica invariável, que permanece inalterada independentemente da frase onde está inserida. Assim, não se flexiona em gênero e número.

  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, haja vista a má nota da maioria dos estudantes.
  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, haja vista as más notas da maioria dos estudantes.
  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, haja vista o mau resultado da maioria dos estudantes.
  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, haja vista os maus resultados da maioria dos estudantes.

Concordância verbal com flexão de haja vista

Alguns gramáticos consideram ser aceita a flexão do verbo haver em número (haja no singular e hajam no plural), sendo mantido o substantivo vista inalterado: haja vista e hajam vistam.

  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, haja vista a má nota da maioria dos estudantes.
  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, hajam vista as más notas da maioria dos estudantes.
  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, haja vista o mau resultado da maioria dos estudantes.
  • Fazer essa cadeira não é nada fácil, hajam vista os maus resultados da maioria dos estudantes.

Veja também: Outros casos de concordância verbal.

Atualizado em
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.