Parágrafo

Um parágrafo é o conjunto de um ou mais períodos frásicos cujas orações se prendem pelo mesmo grupo de ideias e centro de interesse, assumindo-se assim como uma unidade de sentido inserida num todo textual coeso.

Como identificar um parágrafo?

A primeira linha do parágrafo é iniciada um pouco à frente da margem esquerda da folha, ponto onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo.

A divisão do texto em parágrafos é feita segundo critérios semânticos, ou seja, termina-se um parágrafo sempre que se termina um grupo de ideias e se passa para outro centro de interesse.

O ponto parágrafo indica o fim de um parágrafo, indicando também a necessidade de mudança de linha para o início de um novo parágrafo.

Exemplos de parágrafos

       Meu dia começou como habitualmente. Acordei, troquei de roupa, tomei o café da manhã e fui trabalhar.
       Chegando ao trabalho, algo inesperado aconteceu: o escritório estava alagado. Todos os funcionários foram dispensados, porque não havia condições para que fizéssemos nosso trabalho.
       Voltei para casa e descansei o resto do dia.

Vantagem da utilização de parágrafos

Na escrita de textos, é aconselhado o uso de parágrafos curtos ou médios. Não é aconselhado o uso de parágrafos longos, porque podem provocar a dispersão do leitor. 

Além disso, é essencial que haja coesão entre os diversos parágrafos de um texto, de forma a que as ideias não estejam soltas e descontextualizadas.

Assim, uma correta utilização de parágrafos permite uma boa organização e estruturação do texto por assuntos. Possibilita também a criação de uma mancha gráfica que facilita a leitura e o entendimento do texto. 

Sinal gráfico de parágrafo

O sinal gráfico representativo do parágrafo é §, sendo formado por ss estrelaçados que se referem às iniciais das palavras em latim signum sectionis, que significam sinal de separação. 

Este sinal gráfico é pouco utilizado, aparecendo maioritariamente na designação de artigos de leis.

Veja também