O texto informativo tem como função informar e ensinar. Visa transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre um tema específico. São utilizados textos informativos em jornais, revistas, livros didáticos, enciclopédias, sites e artigos científicos, entre outros.

Características do texto informativo

O texto informativo:

  • É escrito em prosa, sendo utilizada a 3.ª pessoa do discurso.
  • Fornece informações verdadeiras e objetivas sobre um determinado tema.
  • Utiliza o sentido denotativo da linguagem, para informar o receptor da mensagem de forma clara e direta.
  • Não utiliza figuras de linguagem nem o sentido conotativo das palavras, de modo a evitar ambiguidade e diversidade de interpretações.
  • Não expressa opiniões pessoais nem reflete possíveis indagações do autor.
  • Assume um caráter prático e utilitário.
  • Apresenta citações, fontes, dados e pesquisas, de forma a provar a sua credibilidade.

Compreensão de textos informativos

Existem diversas estratégias de leitura de textos informativos, de modo a bem reter e compreender a maior quantidade de informação possível.

Diversos autores defendem a necessidade de várias leituras, afirmando que apenas uma leitura nunca é suficiente. Nas diversas leituras, é importante:

  • identificar a ideia principal do texto;
  • identificar as ideias secundárias do texto;
  • identificar detalhes e curiosidades;
  • interpretar informação proveniente de diagramas, ilustrações, tabelas,...;
  • tomar notas, sublinhar conteúdos, realizar esquemas,...

Em alguns casos, é também essencial que antes da leitura se faça uma reflexão ou uma discussão sobre o tema, para averiguar os conhecimentos prévios existentes.

Estrutura do texto informativo

Embora alguns textos informativos apresentem uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesse tipo de texto o conteúdo sobrepõe-se à forma.

Sendo a transmissão de conhecimentos sobre um tema o mais importante, o texto informativo pode apresentar diversas estruturas, de modo a melhor abordar o tema. Diversos textos informativos recorrem a imagens, ilustrações, esquemas, diagramas, tabelas e gráficos para complementar a informação e estruturar o conteúdo.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.