Prosopopeia (ou personificação) é uma figura de linguagem caracterizada pela atribuição de características, ações e sentimentos próprios de seres humanos a seres inanimados e a seres irracionais. Este recurso, muito utilizado na linguagem oral e escrita, aumenta a expressividade da mensagem, intensificando a transmissão de sentimentos e possibilitando a criação de um mundo mais mágico e poético.

Sendo uma das figuras de linguagem mais utilizadas na literatura, principalmente mas fábulas e apólogos, a prosopopeia é também muito utilizada em expressões do dia a dia, como: a vida é cruel, a cidade pede socorro, Carnaval pede passagem, entre outras.

Embora alguns estudiosos da língua defendam que há pequenas distinções entre a prosopopeia e a personificação, as duas são consideradas sinônimas, bem como sinônimas de metagoge, animização, antropomorfismo e animismo.

Exemplos de prosopopeia:

  • As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas.
  • As nuvens andavam lentamente, esperando a chegada do irritado trovão.
  • O passarinho, furioso com a convencida arara, disse que ia embora.
  • O clássico piano enchia de solenidade a melodia que tocava.

Exemplos de prosopopeia na literatura:

  • “O cipreste inclina-se em fina reverência/e as margaridas estremecem, sobressaltadas.” (Cecília Meireles)
  • “A água não pára de chorar.” (Manuel Bandeira)
  • “E como hoje igualmente hão-de bailar/As quatro estações à minha porta.” (Sophia de Mello Breyner Andresen)
  • “Os choupos nus, tremendo arrepiadinhos,/O xaile pedem a quem vai passando.” (António Nobre)
  • “As casas espiam os homens/Que correm atrás das mulheres.” (Carlos Drummond de Andrade)

Fique sabendo mais!
- Prosopopeia tem sua origem na palavra grega prosopopoiía, estando relacionada com a representação de várias personagens feita por um ator nas dramatizações.
- Personificação é uma palavra formada por derivação sufixal, ocorrendo a junção do prefixo –ção ao verbo personificar, que se refere ao ato de atribuir caráter, dotes e qualidades de pessoa a alguma coisa.

Atualizado em
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.