Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.

O latim na península Ibérica

O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.

Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.

No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.

Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

O português como língua oficial

Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.

Fases do português

  • Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
  • Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
  • Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
  • Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português no Brasil

Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.

Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua. 

No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.

O português no mundo

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:

  • Brasil;
  • Portugal;
  • Angola;
  • Moçambique;
  • Cabo Verde;
  • Timor-Leste;
  • Guiné-Bissau;
  • Guiné Equatorial;
  • São Tomé e Príncipe.

Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.

Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.

Conheça o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.