Na hipérbole ocorre a utilização de palavras e expressões que exageram grandemente a realidade, enfatizando uma ideia. Essa exageração da realidade tem como finalidade expressiva destacar, intensificar ou enfatizar um sentimento ou ação, ocorrendo predominantemente por excesso.
Exemplos de hipérbole usados no dia a dia
- Morri de rir com a história que ela me contou.
- Meu Deus, essa caixa pesa uma tonelada, não a consigo carregar sozinha!
- Já te disse um milhão de vezes que não gosto disso.
- Há séculos que estou esperando por esse dia!
- Meu irmão gastou rios de dinheiro com a educação do meu sobrinho.
- Estou morrendo de sono.
- Ele veio voando mas não conseguiu chegar a tempo.
A hipérbole é muito utilizada na linguagem corrente, mas também é muito usada na propaganda para dar ênfase a um produto ou a um serviço, ganhando muitas vezes uma vertente humorística com o aumento exagerado das características do produto ou serviço que está promovendo.
Exemplos de hipérbole na literatura e na música
- “Rios te correrão dos olhos, se chorares!.” (Olavo Bilac)
- “Pela lente do amor/Vejo tudo crescer/Vejo a vida mil vezes melhor.” (Gilberto Gil)
- “Eu quero ter um milhão de amigos/e, bem mais forte, poder cantar!” (Roberto Carlos)
- “Queria querer gritar/setecentas mil vezes/como são lindos/como são lindos os burgueses.” (Caetano Veloso)
- “Por você eu dançaria tango no teto,/eu limparia os trilhos do metrô,/eu iria a pé do Rio a Salvador...” (Roberto Frejat)
A hipérbole é uma figura de linguagem, ou seja, um recurso utilizado na linguagem oral e escrita que aumenta a expressividade da mensagem. Como explora o aspecto semântico da língua, enfatizando e exagerando o sentido de uma determinada palavra, é considerada uma figura de pensamento.
Compreenda o que são figuras de pensamento.
Fique sabendo mais!
Hipérbole tem sua origem na palavra em latim hyperbole, através do grego hyperbolé, que indica excesso, exagero e proeminência.
Figuras de linguagem
Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados na linguagem oral e escrita que aumentam a expressividade da mensagem. Estão subdivididas em: figuras de palavra, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de som.
Figuras de palavras | Alegoria, perífrase ou antonomásia, catacrese, comparação ou símile, metáfora, metonímia, sinédoque, sinestesia. |
---|---|
Figuras de construção | Anacoluto, anáfora, anástrofe ou inversão, hipérbato, sínquise, assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipálage, pleonasmo ou redundância. |
Figuras de pensamento | Antítese, apóstrofe, eufemismo, gradação ou clímax, hipérbole, ironia, paradoxo ou oxímoro, prosopopeia ou personificação. |
Figuras de som | Aliteração, assonância, onomatopeia, paronomásia. |
Conheça, de forma pormenorizada, todas as figuras de linguagem.