A pragmática é o ramo da linguística que estuda o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua nos seus diversos contextos, ou seja, estuda a relação existente entre o significado das palavras, os interlocutores e o contexto.

Vai além do significado das palavras estudado pela semântica e da construção frásica estudada pela sintaxe, explorando a significação das palavras mediante o contexto extralinguístico em que ocorrem (o contexto discursivo, o contexto situacional, o contexto social,…) e a intenção comunicativa dos interlocutores.

Exemplos:

  • A pergunta “É muito tarde?” em um contexto pode se referir a um pedido de informação sobre as horas e em outro contexto pode se referir a uma interrogação sobre ter chegado atempadamente ou não.
  • Para formular um agradecimento, podemos dizer: “Valeu!”, “Muito obrigada!”, “Fico muito grata!”, entre outros, mediante o conhecimento do contexto mais formal ou informal em que a mensagem é transmitida, bem como os diferentes interlocutores envolvidos no processo comunicativo.