Orações subordinadas adjetivas

Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal, tendo a mesma função que um adjetivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com o pronome relativo que.

As orações subordinadas podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Aqui serão apresentadas as orações subordinadas adjetivas desenvolvidas, que são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e que apresentam o verbo no modo indicativo ou subjuntivo.

Tipos de orações subordinadas adjetivas

As orações subordinadas adjetivas são classificadas conforme a sua capacidade de ampliar ou reduzir o sentido do nome a que se refere.

Oração subordinada adjetiva explicativa

Acrescenta uma informação acessória, ampliando ou esclarecendo um detalhe de um conceito que já se encontra definido. Aparece sempre separada por vírgulas e pode ser retirada da frase sem que haja alteração do sentido da mesma.

  • O leão, que é um animal selvagem, atacou o domador.
  • A professora Ana Luísa, que é a professora mais nova da escola, não veio trabalhar hoje.

Oração subordinada adjetiva restritiva

Especifica o sentido do nome a que se refere, restringindo seu significado a um ser único, definido por ele. Não existe marca de pausa, como vírgulas, entre este tipo de oração e a oração principal. São indispensáveis para a compreensão da frase.

  • Ele é um dos poucos diretores que é apreciado por todos os funcionários.
  • Toda comida que é fresca é mais saborosa.

Veja também