Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal, tendo a mesma função que um adjetivo na estrutura frásica.

As orações subordinadas adjetivas começam, maioritariamente, com o pronome relativo que. São classificadas conforme a sua capacidade de ampliar ou reduzir o sentido do nome a que se refere.

Oração subordinada adjetiva explicativa

Acrescenta uma informação acessória, ampliando ou esclarecendo um detalhe de um conceito que já se encontra definido. Aparece sempre separada por vírgulas e pode ser retirada da frase sem que haja alteração do sentido da mesma.

  • O leão, que é um animal selvagem, atacou o domador.
  • A professora Ana Luísa, que é a professora mais nova da escola, não veio trabalhar hoje.

Oração subordinada adjetiva restritiva

Especifica o sentido do nome a que se refere, restringindo seu significado a um ser único, definido por ele. Não existe marca de pausa, como vírgulas, entre este tipo de oração e a oração principal. São indispensáveis para a compreensão da frase.

  • Ele é um dos poucos diretores que é apreciado por todos os funcionários.
  • Toda comida que é fresca é mais saborosa.

Orações desenvolvidas e reduzidas

As orações subordinadas podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

Aqui foram apresentadas as orações subordinadas adjetivas desenvolvidas, que são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e que apresentam o verbo no modo indicativo ou subjuntivo.

As orações reduzidas, diferentemente das orações desenvolvidas, não são introduzidas por conjunções ou pronomes e apresentam verbos numa das formas nominais.

Exemplos de orações subordinadas adjetivas reduzidas

  • Já foram comidos os biscoitos comprados por mim.
  • A bailarina, a dançar no lado esquerdo do palco, era minha irmã.

Saiba tudo sobre as orações reduzidas.

Outros tipos de orações subordinadas

Além das orações subordinadas adjetivas, existem também as orações subordinadas substantivas, que têm a mesma função que um substantivo na oração, e as orações subordinadas adverbiais, que têm a mesma função que um advérbio na oração.

Saiba tudo sobre orações subordinadas substantivas e as orações subordinadas adverbiais.

Atualizado em
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.