A função apelativa, também chamada de função conotativa, é uma das seis funções da linguagem definidas pelo linguista Roman Jakobson. 

Segundo Jakobson, a linguagem pode ser usada de formas diferentes, transmitindo mensagens diferentes, com objetivos comunicacionais igualmente diferentes. 

Assim, a linguagem, enquanto conjunto de símbolos e signos usados na transmissão de uma mensagem que visa a comunicação, possui seis funções distintas.

O que é a função apelativa ou conotativa?

A função apelativa ou conativa é usada para convencer o interlocutor, levando a que este tenha um determinado comportamento, pensamento ou atuação. Faz um apelo, visando primordialmente influenciar e persuadir o receptor.

Para direcionar a mensagem ao receptor, privilegia o uso da 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso, referindo-se diretamente ao você e ao tu. Utiliza também vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação que enfatizam o discurso e incitam a atuação do interlocutor.

Dando ênfase ao receptor da mensagem, a função conativa ou apelativa é usada predominantemente em textos publicitários. Além disso, é usada em diversas situações comunicativas que se dirigem diretamente com o receptor. Está presente em:  

  • publicidades;
  • propagandas;
  • discursos políticos;
  • sermões religiosos;
  • livros de autoajuda;
  • horóscopo.

Exemplos de função conativa ou apelativa

Mega campanha!
Aproveita agora as melhores ofertas! Não deixe para amanhã o que pode resolver hoje. Preços baixos e qualidade garantida!

“Louvai, peixes, a Deus, os grandes e os pequenos, e repartidos em dois coros tão inumeráveis, louvai-o todos uniformemente. Louvai a Deus, porque vos criou em tanto número. Louvai a Deus, que vos distinguiu em tantas espécies; louvai a Deus, que vos vestiu de tanta variedade e formosura; louvai a Deus, que vos habilitou de todos os instrumentos necessários à vida; louvai a Deus, que vos deu um elemento tão largo e tão puro; louvai a Deus, que, vindo a este Mundo, viveu entre vós, e chamou para si aqueles que convosco e de vós viviam; louvai a Deus, que vos sustenta; louvai a Deus, que vos conserva; louvai a Deus, que vos multiplica; louvai a Deus, enfim, servindo e sustentando ao homem, que é o fim para que vos criou; e assim como no princípio vos deu sua bênção, vo-la dê também agora.”
Sermão de Santo António aos peixes, Padre Antônio Vieira

Horóscopo do dia
Os nativos de Touro estão passando por um momento de forte entrega pessoal. Não tenha medo de se dedicar de corpo e alma a uma nova atividade, mas esteja atento a pessoas que poderão não colaborar para a melhoria do seu percurso de vida.

Funções da linguagem

Além da função apelativa ou conativa, existem mais cinco funções da linguagem:

  • função referencial ou denotativa:
  • função emotiva ou expressiva;
  • função poética;
  • função fática;
  • função metalinguística.

Cada uma destas funções tem objetivos diferentes, possuindo características diferentes. Estão relacionadas com os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código.

Leia tudo sobre as diversas funções da linguagem.
 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.