A semântica é a parte da gramática que estuda o significado das palavras. A semântica está relacionada com as palavras significado, significação e sentido.

Estudo do significado das palavras

Qualquer palavra que possui um sentido é considerada um signo linguístico. Para que isso aconteça, ocorre a junção de um significante e de um significado. O significante pode ser entendido como a forma que se vê ou que se ouve, ou seja, uma imagem acústica. O significado pode ser entendido como o conteúdo representado pelo significante.

A semântica estuda essa relação indissociável de significação entre significante e significado que existe nos signos linguísticos. Estuda a significação das palavras, bem como a interpretação dessa significação e os diferentes sentidos que as palavras apresentam em diferentes contextos e ao longo do tempo.

Para que haja comunicação é necessário haver sentidos básicos conhecidos e convencionados pelos falantes, mas a verdadeira significação da palavra depende do seu uso, ou seja, da forma como ela é aplicada. A situação comunicativa é determinante no sentido atribuído à palavra.

Noções básicas de semântica

Existem quatro conceitos básicos que devem ser entendidos para uma boa compreensão dos aspectos semânticos da língua: monossemia, polissemia, denotação e conotação.

Monossemia e polissemia

A monossemia é a capacidade que a palavra apresenta de possuir apenas um significado. Palavras monossêmicas são palavras específicas que possibilitam uma única leitura, independentemente do contexto comunicativo:

  • decágono (polígono de dez lados);
  • pediatra (médico especializado em pediatria).

A polissemia é a capacidade que uma palavra apresenta de possuir múltiplos significados. Palavras polissêmicas são palavras que possibilitam diversas leituras, conforme o contexto comunicativo em que são utilizadas:

  • dama (senhora) e dama (jogo);
  • cabeça (parte do corpo) e cabeça (líder do grupo).

Denotação e conotação

A denotação indica a capacidade que as palavras têm de apresentar um sentido próprio e literal. O sentido denotativo de uma palavra indica o seu significado mais objetivo e comum, que não depende do contexto em que ocorre, sendo considerado o seu significado original:

  • O Sol é uma estrela.
  • Estou comendo pão com manteiga.

A conotação indica a capacidade que as palavras têm de apresentar um sentido figurado e simbólico. O sentido conotativo de uma palavra indica os seus significados mais expressivos, que ultrapassam o seu sentido original, estando sujeitos a diferentes interpretações conforme o contexto em que ocorrem:

  • Você é o sol da minha vida.
  • Ele sempre foi um pão!

Relações semânticas das palavras

As palavras estabelecem relações semânticas entre si, ou seja, estabelecem relações de sentido e significado umas com as outras. Essas relações podem ser de proximidade, de semelhança, de contrariedade e de hierarquia de significado, entre outros.

Tipo de relação Designação Significado Exemplos
Sinonímia Sinônimos ou palavras sinônimas Palavras com significados semelhantes. comum e normal;

empenho e dedicação.
Antonímia Antônimos ou palavras antônimas Palavras com significados contrários. calmo e agitado;

lucro e prejuízo.
Homonímia Homônimos ou palavras homônimas Palavras com som e escrita iguais, mas com significado diferente. rio (curso de água) e rio (verbo rir).
Homofonia Homófonos ou palavras homófonas Palavras com som igual, mas com escrita e significado diferentes. cozer e coser;

cela e sela.
Homografia Homógrafos ou palavras homógrafas Palavras com escrita igual, mas com som e significado diferentes. gelo (água congelada) e gelo (verbo gelar).
Paronímia Parônimos ou palavras parônimas Palavras com escrita e som parecidos, mas com significados diferentes. retificar e ratificar;

tráfego e tráfico.
Hiperonímia Hiperônimos Palavras com significado hierarquicamente superior e mais abrangente. animal;
esporte;
veículo.
Hiponímia Hipônimos Palavras com significado hierarquicamente inferior e mais restrito. gato;
natação;
ônibus.

Veja mais exemplos das relações semânticas em: Significação das palavras.

Atualizado em
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.