Exercícios têm o objetivo de ajudá-lo a fixar o conteúdo estudado. Resolva os nossos exercícios e confira as respostas no gabarito.

Se houver dúvidas, veja nosso conteúdo sobre orações subordinadas adverbiais.

1) Nas frases a seguir, identifique as orações principais e as subordinadas adverbiais.

a) Fiquei preso em casa porque minha mãe levou as chaves.

b) Se amanhã estiver chovendo, não vou ao parque com você.

c) Ao sair, feche a porta.

d) Milena nada como um peixinho.

e) Anoitecendo, Flávio dá uma volta pela praia.

a) “Fiquei preso em casa” – oração principal

“porque minha mãe levou as chaves” – oração subordinada adverbial

b) “Se amanhã estiver chovendo” – oração subordinada adverbial

“não vou ao parque com você" – oração principal

c) “Ao sair” – oração subordinada adverbial

“feche a porta” – oração principal

d) “Milena nada” – oração principal

“como um peixinho [nada]” – oração subordinada adverbial

e) “Anoitecendo” – oração subordinada adverbial

“Flávio dá uma volta pela praia” – oração principal

2) Classifique as orações adverbiais a seguir.

a) Como era tarde, Juliana decidiu ligar para a amiga no dia seguinte.

b) Gosto de andar de bicicleta quando chove.

c) Você pode levar os tênis, desde que pague por eles.

d) À medida que o avião ganhava altitude, as casas e pessoas ficavam pequeninas.

e) A correnteza do rio estava tão forte que arrastava troncos enormes de árvore.

f) Embora estivéssemos cansados, não conseguíamos dormir.

g) A menina suplicou para que lhe dessem comida.

h) Os cientistas conseguiram isolar o vírus, como disseram que fariam.

i) Letícia canta tão bem quanto sua mãe.

a) “Como era tarde” – oração causal.

b) “quando chove” – oração temporal.

c) “desde que pague por eles” – oração condicional.

d) “À medida que o avião ganhava altitude” – oração proporcional.

e) “que arrastava troncos enormes de árvore” – oração consecutiva.

f) “Embora estivéssemos cansados” – oração concessiva.

g) “para que lhe dessem comida” – oração final.

h) “como disseram que fariam” – oração conformativa.

i) “quanto sua mãe [canta]” – oração comparativa.

3) Classifique as orações subordinadas adverbiais reduzidas. Algumas podem apresentar mais de uma classificação.

a) Ao resolver o exercício, Carolina percebeu que tinha entendido a matéria.

b) Luciana estudou muito para passar no concurso.

c) Passeando pelo shopping, Cristina comprou um livro.

d) Vi um cachorro enterrando um osso no jardim.

e) Deitado, Eric não alcançava o controle remoto.

f) Embora lido, o livro conservava muitos mistérios.

a) “Ao resolver o exercício” – temporal (“quando resolveu o exercício”)

b) “para passar no concurso” – final (“para que passasse no concurso”)

c) “Passeando pelo shopping” – causal (“como passeava pelo shopping”) ou temporal (“quando passeava pelo shopping”)

d) “enterrando um osso no jardim” – temporal (“quando enterrava um osso no jardim”)

e) “Deitado” – causal (“como estava deitado”) ou temporal (“quando estava deitado”)

f) “Embora lido” – concessiva (“embora tivesse sido lido”)

4) Relacione a segunda coluna com a primeira. A seguir, assinale a alternativa em que os números completam corretamente a segunda coluna.

(1) Oração causal

(2) Oração comparativa

(3) Oração conformativa

(4) Oração proporcional

( ) Como diz minha mãe, precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

( ) Como saía cedo, Michelle sempre via o sol nascer.

( ) Ela é agradável como um dia de sol.

( ) Como iam chegando, os alunos eram recebidos pelos professores.

a) 4 – 3 – 1 – 2

b) 1 – 2 – 4 – 3

c) 3 – 1 – 2 – 4

d) 2 – 3 – 4 – 1

c) 3 – 1 – 2 – 4

5) Assinale a alternativa que contém uma oração adverbial que apresenta a mesma ideia da oração a seguir.

Mal começou a falar, a plateia deu uma sonora vaia.

a) Quando chegamos, o local estava completamente vazio.

b) Como vocês foram informados, as aulas começam às 7 horas.

c) Se todos se esforçassem, poderíamos ter um mundo melhor.

d) Bárbara foi ao banco para pagar uma conta.

a) Quando chegamos, o local estava completamente vazio.

6) Assinale a palavra que melhor substitui o conectivo destacado na frase a seguir.

Desde que você saiba a senha, pode se conectar à internet.

a) Conforme.

b) Porque.

c) Quando.

d) Se.

d) Se.

7) Reescreva a frase do exercício anterior, utilizando o conectivo selecionado e fazendo as adaptações necessárias na conjugação verbal.

Se você souber a senha, pode se conectar à internet.

8) Assinale a alternativa que apresenta uma oração concessiva.

a) Caso você precise de ajuda, pode contar comigo.

b) Mesmo que não nos encontremos, nossa amizade continuará forte.

c) De acordo com o que combinamos, chegarei às 15 horas.

d) À proporção que eu me afastava da cidade, ouvia o canto dos pássaros.

b) Mesmo que não nos encontremos, nossa amizade continuará forte.

9) Assinale a alternativa que apresenta uma oração proporcional.

a) Embora eu não goste de doce, como pudim de leite condensado.

b) Gabriela cresceu tanto que está maior que o irmão.

c) O sol se escondia enquanto caminhávamos pela praia.

d) Talita se esforçou a fim de conseguir chegar ao fim da corrida.

c) O sol se escondia enquanto caminhávamos pela praia.

10) Assinale o conectivo que completa adequadamente a frase a seguir.

________ lia a carta, Lívia chorava de saudade de sua terra natal.

a) Como.

b) Ainda que.

c) Enquanto.

d) Desde que.

c) Enquanto.

Atualizado em
Carolina Sueto Moreira
Carolina Sueto Moreira
Professora, revisora e estudante de tradução. Licenciada pela UFMG. Trabalha com produção de conteúdos desde 2016.