Exercícios têm o objetivo de ajudá-lo a fixar o conteúdo estudado. Resolva os nossos exercícios e confira respostas e explicação no gabarito. Se houver dúvidas, veja nosso conteúdo sobre orações coordenadas.
1) Indique o número de orações dos períodos a seguir.
a) Mariana pegou o carro estacionado na garagem.
b) Isabela e a filha compraram os ingredientes para fazer o bolo.
c) O homem correu pela areia, se jogou no mar e nadou satisfeito.
d) Joaquim tinha dito que o concerto começaria ao meio-dia.
O número de orações em um período está relacionado ao número de verbos ou locuções verbais. Dessa forma, identificando esses verbos, é possível contar as orações de um período.
a) Mariana pegou o carro estacionado na garagem. - um verbo: uma oração.
b) Isabela e a filha compraram os ingredientes para fazer o bolo. - dois verbos: duas orações.
c) O homem correu pela areia, se jogou no mar e nadou satisfeito. - três verbos: três orações.
d) Joaquim tinha dito que o concerto começaria ao meio-dia. - uma locução verbal (tinha dito) e um verbo: duas orações.
2) Indique se as orações coordenadas que compõem os períodos a seguir são sindéticas ou assindéticas.
a) Flávia leu o livro, mas não gostou da história.
b) Débora pegou as crianças na escola, levou-as ao parque e comprou sorvete.
c) Beatriz fez uma quantidade maior de comida, por isso sobrou para o jantar.
“Síndeto” é o mesmo que “conectivo”. Dessa forma, a palavra “sindética” indica que a oração é iniciada por conectivo e a palavra “assindética”, que usa o prefixo de negação “a(s)”, indica que a oração não é iniciada por conectivo.
a) Flávia leu o livro - oração coordenada assindética, porque não é introduzida por conectivo.
mas não gostou da história - oração coordenada sindética, porque é introduzida pelo conectivo “mas”. É uma oração adversativa.
b) Débora pegou as crianças na escola - oração coordenada assindética, porque não é introduzida por conectivo.
levou-as ao parque - oração coordenada assindética, porque não é introduzida por conectivo.
e comprou sorvete - oração coordenada sindética, porque é introduzida pelo conectivo “e”. É uma oração aditiva.
c) Beatriz fez uma quantidade maior de comida - oração coordenada assindética, porque não é introduzida por conectivo.
por isso sobrou para o jantar - oração coordenada sindética, porque é introduzida pelo conectivo “por isso”. É uma oração conclusiva.
3) Leia:
No período composto por coordenação, as orações são ______. As orações coordenadas ______ são introduzidas por conectivos. As ______ não apresentam conectivo, normalmente vêm separadas por pontuação.
Assinale a alternativa em que as palavras completam corretamente as lacunas.
a) dependentes - sindéticas - assindéticas.
b) dependentes - assindéticas - sindéticas.
c) independentes - sindéticas - assindéticas.
d) independentes - assindéticas - sindéticas.
c) independentes - sindéticas - assindéticas.
As orações coordenadas são consideradas independentes porque não estão ligadas sintaticamente, ou seja, uma oração não funciona como termo de outra. A palavra “síndeto” é o mesmo que “conectivo”. Uma oração sindética é iniciada por conectivo. Uma oração assindética (o prefixo “a(s)” indica negação) não é introduzida por conectivo.
4) Qual dos períodos a seguir apresenta ideia de conclusão?
a) Jaqueline acordou tarde; chegou, pois, atrasada ao trabalho.
b) Não faça gracinhas, que tenho fobia de barata.
c) Você precisa estudar ou não fará boa prova.
d) Lembrei-me do seu aniversário, contudo não fui à festa.
a) Jaqueline acordou tarde; chegou, pois, atrasada ao trabalho.
Na ideia de conclusão, a segunda oração (“chegou atrasada ao trabalho”) funciona como resultado lógico da primeira (“acordou tarde”). O conectivo “pois”, quando utilizado entre vírgulas, depois do verbo da segunda oração é sinônimo de “portanto”, “logo”, “por isso”, e indica conclusão.
Na alternativa B, a oração é explicativa; em C, alternativa; em D, adversativa.
5) Leia:
Os soldados vasculharam a casa e não acharam nada.
A ideia expressa na oração destacada está presente em qual alternativa?
a) Não me fale desse filme, que eu choro só de lembrar.
b) Magali queria fazer um pudim, mas se esqueceu de comprar os ingredientes.
c) Gabriela se formou no ensino médio, portanto finalizou todo o ensino básico.
d) Madalena toda semana ia à feira e passeava entre as barracas de artesanato.
b) Magali queria fazer um pudim, mas se esqueceu de comprar os ingredientes.
Na primeira oração do período Os soldados vasculharam a casa e não acharam nada, cria-se a expectativa de que os soldados encontrem alguma coisa. Na segunda, essa expectativa é quebrada. Por isso, ainda que a oração utilize o conectivo “e”, a ideia expressa por ela é de oposição ou adversidade.
Na alternativa A, a oração é explicativa; em C, conclusiva; em D, aditiva.
6) Assinale todas as alternativas que podem substituir o conectivo em destaque na oração a seguir.
Edilaine procurou o livro, porém não encontrou.
por isso - mas - porque - pois - além disso - contudo - quer - no entanto - todavia - portanto - entretanto - assim - que - logo - também - nem
O conectivo “porém”, em destaque na oração, indica oposição de ideias. Os outros conectivos que trazem a mesma informação são: mas - contudo - no entanto - todavia - entretanto.
7) Transforme os períodos simples em períodos compostos por coordenação. Faça as alterações que julgar necessárias.
a) Geraldo gosta de ver filmes. Geraldo gosta de jogar bola.
b) Gabriela vai ao parque com chuva. Gabriela vai ao parque com sol.
c) Patrícia não leu o e-mail. Patrícia não soube do cancelamento da reunião.
d) Leonardo gasta muito dinheiro. Leonardo compra perfumes importados.
e) Cristina quer escrever um livro. Cristina não sabe por onde começar.
a) Geraldo gosta de ver filmes e de jogar bola. A ideia expressa entre as orações é de adição. Outras opções:
Geraldo não só gosta de ver filmes mas também de jogar bola.
Geraldo não apenas gosta de ver filmes como também de jogar bola.
Geraldo gosta de ver filmes, além de jogar bola.
b) Gabriela vai ao parque com chuva ou com sol. A ideia expressa entre as orações é de alternativa.
Outras opções:
Gabriela vai ao parque quer chova, quer faça sol.
c) Patrícia não leu o e-mail, por isso não soube do cancelamento da reunião. A ideia expressa entre as orações é de conclusão.
Outras opções:
Patrícia não leu o e-mail, logo não soube do cancelamento da reunião.
Patrícia não leu o e-mail, então não soube do cancelamento da reunião.
Patrícia não leu o e-mail, assim não soube do cancelamento da reunião.
Patrícia não leu o e-mail, dessa forma não soube do cancelamento da reunião.
Patrícia não leu o e-mail; não soube, pois, do cancelamento da reunião.
d) Leonardo gasta muito dinheiro, porque compra perfumes importados. A ideia expressa entre as orações é de explicação.
Outras opções:
Leonardo gasta muito dinheiro, pois compra perfumes importados.
Leonardo gasta muito dinheiro, porquanto compra perfumes importados.
e) Cristina quer escrever um livro, mas não sabe por onde começar. A ideia expressa entre as orações é de adversidade (ou oposição).
Outras opções:
Cristina quer escrever um livro, porém não sabe por onde começar.
Cristina quer escrever um livro, contudo não sabe por onde começar.
Cristina quer escrever um livro, todavia não sabe por onde começar.
Cristina quer escrever um livro, entretanto não sabe por onde começar.
Cristina quer escrever um livro, no entanto não sabe por onde começar.
8) Classifique as orações em destaque.
a) Nos divertimos muito no clube, porque estava calor.
b) Aline não sabia se comprava um salgado ou se guardava o dinheiro.
c) Já conheço a fama dessa pessoa, portanto ela não vai me irritar hoje.
d) Gisele foi à padaria, todavia não trouxe pão.
e) Algumas pessoas não comem ovos nem tomam leite.
a) Nos divertimos muito no clube, porque estava calor. - oração explicativa: apresenta um detalhe, uma explicação da oração anterior.
b) Aline não sabia se comprava um salgado ou se guardava o dinheiro. - oração alternativa: apresenta uma opção à oração anterior.
c) Já conheço a fama dessa pessoa, portanto ela não vai me irritar hoje. - oração conclusiva: apresenta o resultado lógico da oração anterior.
d) Gisele foi à padaria, todavia não trouxe pão. - oração adversativa ou opositiva: apresenta uma ideia contrária à expectativa gerada pela anterior.
e) Algumas pessoas não comem ovos nem tomam leite. - oração aditiva: apresenta um acréscimo à oração anterior.
9) Entre os períodos a seguir, assinale aquele que apresenta a ideia de alternância. Identifique as ideias presentes nos outros períodos.
a) Comprei um livro para você, pois te devo um presente.
b) O rapaz não só gritava, mas também gesticulava.
c) A menina ora ia no balanço, ora corria para o escorregador.
d) O bebê dormiu agora, por isso não faça barulho.
c) A menina ora ia no balanço, ora corria para o escorregador. - a repetição do conectivo “ora” indica alternância: a menina algumas vezes ia para o balanço; outras, para o escorregador.
Na alternativa A, há oração explicativa; na B, oração aditiva; na D, oração conclusiva.
10) Todos os períodos a seguir apresentam orações coordenadas explicativas, EXCETO:
a) Carlos deve ter passado mal, porque não costuma faltar à aula.
b) Estou preparado para a chuva, porquanto trouxe capa e galochas.
c) Nem me fale neste dia, que fico irritada só de lembrar a confusão.
d) Breno está sem celular; não viu, pois, as mensagens que você mandou.
d) Breno está sem celular; não viu, pois, as mensagens que você mandou.
O conectivo “pois”, colocado entre vírgulas, depois do verbo da segunda oração, estabelece relação de conclusão. É sinônimo de “portanto”, “logo”, “por isso”.