Exercícios têm o objetivo de ajudar a fixar o conteúdo estudado. Resolva os nossos exercícios e confira as respostas no gabarito.

Se houver dúvidas, veja nosso conteúdo sobre objeto direto e indireto.

1) Complete o trecho com as palavras do quadro.

transitivo - direto - preposição - verbo - complemento - indireto

Objeto é o nome que se dá ao _____ de um verbo _____. O objeto _____ normalmente se liga ao verbo sem uso de _____. Já o objeto _____ necessita de uma preposição para se ligar ao ­_____.

Objeto é o nome que se dá ao complemento de um verbo transitivo. O objeto direto normalmente se liga ao verbo sem uso de preposição. Já o objeto indireto necessita de uma preposição para se ligar ao verbo.

2) Nas frases a seguir, assinale os verbos e indique se são transitivos ou intransitivos.

a) Giovana cuspiu o chiclete no lixo.
b) Jorge saiu de casa de manhã cedo.
c) O diretor informou o horário da reunião aos funcionários.
d) Marcelo gostava de jogar bola nos fins de semana.

a) Giovana cuspiu o chiclete no lixo. - cuspir é um verbo transitivo, porque exige um complemento para que a frase tenha sentido. Seu complemento é “o chiclete”.
b) Jorge saiu de casa de manhã cedo. - sair é um verbo intransitivo: não exige complemento, do ponto de vista da gramática tradicional. As expressões “de casa” e “de manhã cedo” dão noção de lugar e de tempo, são por isso chamadas de adjuntos adverbiais.
c) O diretor informou o horário da reunião aos funcionários. - informar é um verbo transitivo, porque exige um complemento para que a frase tenha sentido. Seus complementos são “o horário da reunião” e “aos funcionários”.
d) Marcelo gostava de jogar bola nos fins de semana. - neste período, há dois verbos: gostar e jogar. Gostar é um verbo transitivo, porque exige um complemento para que a frase tenha sentido. Seu complemento é “de jogar bola”. Jogar também é transitivo e seu complemento é “bola”.

3) Classifique os complementos presentes nas frases do exercício anterior.

a) Giovana cuspiu o chiclete no lixo. - “o chiclete” se liga ao verbo sem preposição, é objeto direto.
b) Jorge saiu de casa de manhã cedo. - neste período não há complementos.
c) O diretor informou o horário da reunião aos funcionários. - “o horário da reunião” é um objeto direto, se liga ao verbo sem preposição. Já “aos funcionários” é objeto indireto, introduzido pela preposição a.
d) Marcelo gostava de jogar bola nos fins de semana. - “de jogar bola” é uma oração (estrutura com verbo) que tem função de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição. “Bola” é objeto direto do verbo jogar.

4) Relacione a segunda coluna com a primeira, para classificar corretamente o elemento destacado em cada frase.

(1) Verbo transitivo direto
(2) Verbo transitivo indireto
(3) Verbo intransitivo
(4) Objeto direto
(5) Objeto indireto

( ) Jardel alcançou os colegas na última volta da corrida.
( ) Magali desistiu de procurar as chaves que caíram do bolso.
( ) A menina contou a história para a amiga.
( ) Celso dormiu até as dez da manhã.
( ) O shampoo ajuda a desatar os nós do cabelo.

(4) Jardel alcançou os colegas na última volta da corrida. - “os colegas” complementa o sentido do verbo “alcançar” e se liga diretamente ao verbo.
(2) Magali desistiu de procurar as chaves que caíram do bolso. - “desistiu” exige o complemento “de procurar as chaves que caíram do bolso”, introduzido pela preposição “de”.
(5) A menina contou a história para a amiga. - “para a amiga” é complemento do verbo “contar” e é introduzido pela preposição “para”.
(3) Celso dormiu até as dez da manhã. - “dormiu” não exige complemento. “Até as dez da manhã” é uma ideia de tempo e é classificada como adjunto adverbial.
(1) O shampoo ajuda a desatar os nós do cabelo. - “desatar” exige o complemento “os nós”, que se liga diretamente ao verbo.

5) Identifique e classifique os objetos das frases a seguir.

a) Carlos comprou um livro para Amanda.
b) Fernanda fez a lição de casa com capricho.
c) Recheamos o bolo com brigadeiro branco.
d) Judite desistiu de costurar o vestido.

a) Carlos comprou um livro para Amanda. - um livro: objeto direto (sem preposição); para Amanda: objeto indireto (com preposição).
b) Fernanda fez a lição de casa com capricho. - a lição de casa: objeto direto (sem preposição). A expressão “com capricho” não é um objeto, é uma ideia de modo. Por isso, é classificada como adjunto adverbial.
c) Recheamos o bolo com brigadeiro branco. - o bolo: objeto direto (sem preposição); com brigadeiro branco: objeto indireto (com preposição).
d) Judite desistiu de costurar o vestido. - de costurar o vestido: é uma oração que tem função de objeto indireto (introduzido por preposição); o vestido: objeto direto (sem preposição).

6) Em qual das alternativas o elemento destacado é um objeto direto?

a) As noites são lindas na roça.
b) Meia hora depois do assalto, Maria ainda se recobrava do susto.
c) O rapaz sacou o dinheiro no caixa eletrônico.
d) Luciana escreveu o cartão com carinho.

c) O rapaz sacou o dinheiro no caixa eletrônico.

A classificação dos outros termos destacados é:
a) lindas - predicativo.
b) do susto - objeto indireto.
d) com carinho - adjunto adverbial.

7) O objeto direto recebe preposição a quando:

(1) é um pronome pessoal tônico
(2) é necessário manter a clareza da frase
(3) é o pronome relativo quem
(4) é uma expressão de reciprocidade

Nas frases a seguir, identifique o motivo pelo qual o objeto direto foi preposicionado.

( ) Juca o tratava como a um filho.
( ) Amou a ele mais do que aos outros.
( ) As pessoas se abraçavam umas às outras.
( ) O rapaz tinha um irmão a quem respeitava muito.

(2) Juca o tratava como a um filho. - a retirada da preposição deixaria a frase ambígua.
(1) Amou a ele mais do que aos outros. - a preposição introduz o pronome pessoal “ele”.
(4) As pessoas se abraçavam umas às outras. - as pessoas abraçam ao mesmo tempo que são abraçadas.
(3) O rapaz tinha um irmão a quem respeitava muito. - presença do pronome “quem”.

8) O termo destacado é um objeto indireto em:

a) Todos os seres humanos têm necessidade de amar.
b) O pesquisador palestrou sobre a importância da ciência.
c) Felícia correu entre os obstáculos com rapidez.
d) Caminhamos durante horas por dentro da mata.

b) O pesquisador palestrou sobre a importância da ciência.

A classificação dos outros termos destacados é:
a) de amar - complemento nominal.
c) entre os obstáculos - adjunto adverbial.
c) por dentro da mata - adjunto adverbial.

9) Assinale a alternativa em que o verbo se liga ao mesmo tempo a um objeto direto e a um indireto.

a) Fabiano tomou um remédio à noite.
b) O animal mordia o osso com força.
c) Penélope encontrou um brinquedo para seu filho.

c) Penélope encontrou um brinquedo para seu filho. Nas outras frases, há um objeto direto e um adjunto adverbial.

10) Complete o trecho com as palavras do quadro.

indireto - complementos verbais - sem - pronomes pessoais - direto

O e lhe são _____ e têm função de _____. O é usado como objeto _____ e se liga ao verbo _____ preposição. Lhe é usado como objeto _____ e substitui a preposição e o complemento.

O e lhe são pronomes pessoais e têm função de complementos verbais. O é usado como objeto direto e se liga ao verbo sem preposição. Lhe é usado como objeto indireto e substitui a preposição e o complemento.

11) Classifique o termo destacado em cada frase.

a) Vi o filme ontem.
b) Falei com Márcio.
c) João contou para seu amigo um segredo.
d) João procurou um perfume para sua mãe.

a) Vi o filme ontem. - objeto direto.
b) Falei com Márcio. - objeto indireto.
c) João procurou para sua mãe um perfume. - objeto indireto.
d) João procurou um perfume para sua mãe. - objeto direto.

12) Substitua os termos destacados no exercício anterior por o ou lhe.

a) Vi-o ontem. O objeto direto é substituído pelo pronome o.
b) Falei-lhe. O objeto indireto é substituído pelo pronome lhe.
c) João contou-lhe um segredo. O objeto indireto é substituído pelo pronome lhe.
d) João procurou-o para sua mãe. O objeto direto é substituído pelo pronome o.

13) Complete as frases com o ou lhe.

a) Ninguém ___ compreende.
b) Peço-___ para desligar o celular.
c) Fale, nós ___ ouviremos com prazer.
d) Depois eu ___ darei minha opinião sobre o assunto.

a) Ninguém o compreende. - Compreender pede objeto direto, por isso o pronome usado é o.
b) Peço-lhe para desligar o celular. - Pedir exige objeto indireto, por isso o pronome usado é lhe.
c) Fale, nós o ouviremos com prazer. - Ouvir pede objeto direto, por isso o pronome usado é o.
d) Depois eu lhe darei minha opinião sobre o assunto. - Dar, neste caso, pede objeto indireto, por isso o pronome usado é lhe.

14) Os pronomes o, a, os, as, quando usados como objeto direto, podem sofrer as seguintes modificações:

(1) depois de verbos terminados em R, S e Z, retiram-se essas letras dos verbos e acrescenta-se L ao pronome.

(2) depois de verbos terminados em ÃO, ÕE, M, acrescenta-se N ao pronome.

Nas frases a seguir, identifique o motivo pelo qual o pronome foi modificado.

( ) As pinturas da Capela Sistina fazem-na ainda mais interessante.
( ) Minha pronúncia do italiano está melhor, mas ainda preciso praticá-la.
( ) O artista que esculpiu essa imagem fê-la um pouco torta.
( ) O pássaro pega os galhos e dispõe-nos no ninho.

(2) As pinturas da Capela Sistina fazem-na ainda mais interessante. O verbo termina em M, então se acrescenta N ao pronome que é objeto direto.
(1) Minha pronúncia do italiano está melhor, mas ainda preciso praticá-la. O verbo termina em R, então retira-se esta letra e acrescenta-se L ao pronome que é objeto direto. Atenção: alguns verbos recebem acento quando isso acontece.
(1) O artista que esculpiu essa imagem fê-la um pouco torta. O verbo termina em Z, então retira-se esta letra e acrescenta-se L ao pronome que é objeto direto que é objeto direto. Atenção: alguns verbos recebem acento quando isso acontece.
(2) O pássaro pega os galhos e dispõe-nos no ninho. O verbo termina em ÕE, então acrescenta-se N ao pronome que é objeto direto.

15) Substitua o objeto direto destacado pelo pronome o, fazendo as alterações necessárias.

a) Ontem montaram o presépio.
b) Fiz o relatório para o setor de compras.
c) Aquelas escolas dão os livros para os estudantes.
d) Joaquim esqueceu de comprar o pão.

a) Ontem montaram-no. Depois de verbos terminados em ÃO, ÕE, M, acrescenta-se N ao pronome.
b) Fi-lo para o setor de compras. Depois de verbos terminados em R, S e Z, retiram-se essas letras dos verbos e acrescenta-se L ao pronome.
c) Aquelas escolas dão-nos para os estudantes. Depois de verbos terminados em ÃO, ÕE, M, acrescenta-se N ao pronome. Atenção: para evitar ambiguidade, procure construir a frase de outra forma.
d) Joaquim esqueceu de comprá-lo. Depois de verbos terminados em R, S e Z, retiram-se essas letras dos verbos e acrescenta-se L ao pronome. Atenção: em alguns casos, o verbo será acentuado.

Carolina Sueto Moreira
Carolina Sueto Moreira
Escritora, revisora e tradutora graduada pela UFMG. Trabalha com produção de conteúdos desde 2016.