Exercícios têm o objetivo de ajudá-lo a fixar o conteúdo estudado. Resolva os nossos exercícios e confira as respostas no gabarito.

Se houver dúvidas, veja nosso conteúdo sobre orações subordinadas substantivas.

1) Nos períodos a seguir, indique a oração principal e a subordinada.

a) Carina sabia que a pizza estava no forno.

b) O importante é proteger as crianças.

c) Não havia necessidade de Carlos se sentir mal.

d) Economizar algum dinheiro é fundamental.

e) Nós queremos a mesma coisa: que você seja feliz.

f) O guarda informou Margarida de que ela havia estacionado em local proibido.

a) “Carina sabia” – oração principal

“que a pizza estava no forno” – oração subordinada substantiva

b) “O importante é” – oração principal

“proteger as crianças” – oração subordinada substantiva

c) “Não havia necessidade” – oração principal

“de Carlos se sentir mal” – oração subordinada substantiva

d) “Economizar algum dinheiro” – oração subordinada substantiva

“é fundamental” – oração principal

e) “Nós queremos a mesma coisa” – oração principal

“que você seja feliz” – oração subordinada substantiva

f) “O guarda informou Margarida” – oração principal

“de que ela havia estacionado em local proibido” – oração subordinada substantiva

2) Classifique as orações subordinadas substantivas.

a) Pedimos ao garçom que trouxesse uma porção de batata frita.

b) O importante é que estejamos juntos e felizes.

c) Celina gritou para quem quisesse ouvir.

d) O rapaz pensava repetidamente uma coisa: que precisava de silêncio.

e) É claro que você conhece o Flávio!

f) Todos temos medo de que a doença nos atinja.

a) “que trouxesse uma porção de batata frita” – oração objetiva direta.

b) “que estejamos juntos e felizes” – oração predicativa.

c) “para quem quisesse ouvir” – oração objetiva indireta.

d) “que precisava de silêncio” – oração apositiva.

e) “que você conhece o Flávio” – oração subjetiva.

f) “de que a doença nos atinja” – oração completiva nominal.

3) Classifique as orações subordinadas substantivas reduzidas.

a) É imprescindível conhecer as regras de etiqueta na internet.

b) Catarina queria saber o que o namorado estava pensando.

c) Algumas pessoas têm receio de andar em lugares escuros.

d) Quero fazer uma coisa: descer na tirolesa do Parque das Mangabeiras.

a) “conhecer as regras de etiqueta na internet” – oração subjetiva.

b) “saber o que o namorado estava pensando” – oração objetiva direta.

c) “de andar em lugares escuros” – oração completiva nominal.

d) “descer na tirolesa do Parque das Mangabeiras” – oração apositiva.

4) Relacione a segunda coluna com a primeira, identificando as orações subordinadas substantivas. Em seguida, assinale a alternativa em que os números completam corretamente a segunda coluna.

(1) Oração subjetiva

(2) Oração objetiva direta

(3) Oração objetiva indireta

(4) Oração predicativa

(5) Oração completiva nominal

(6) Oração apositiva

( ) Necessito de comprar um novo par de tênis.

( ) É importante que vocês façam exercícios físicos.

( ) Não podemos negar um fato: Ricardo é mesmo muito engraçado.

( ) Só me diga se você está bem.

( ) Os professores enfatizam a importância de aprender.

( ) O desejo dos pais é que os filhos sejam felizes.

a) 3 – 1 – 6 – 2 – 5 – 4

b) 1 – 2 – 3 – 5 – 4 – 6

c) 2 – 5 – 4 – 6 – 1 – 3

d) 4 – 3 – 2 – 1 – 6 – 5

a) 3 – 1 – 6 – 2 – 5 – 4

5) O período em que a oração subordinada tem a mesma função do termo destacado a seguir é:

Gustavo pediu um biscoito.

a) É bom que ele tenha uma distração.

b) Joana perguntou se você vai à festa.

c) Marquinhos tem vontade de ser um cientista.

d) Giovana gosta de caminhar ao ar livre.

b) Joana perguntou se você vai à festa. – função de objeto direto.

6) Assinale a alternativa em que o termo destacado tem a mesma função da oração subordinada a seguir.

É feio dois irmãos brigarem desse jeito.

a) Nivaldo pensou em uma solução para o problema.

b) Pelas plantas ela tem amor.

c) Algumas pessoas contam muitas mentiras.

d) O menino abriu a porta apressado.

d) O menino abriu a porta apressado. – função de sujeito.

7) Assinale a alternativa em que a oração destacada tem a mesma classificação da oração subordinada em:

Tenho o sonho de visitar a Itália.

a) Eu necessito de tomar um café fresco.

b) Fernanda sentia saudade de falar com seus pais.

c) O aluno precisava de saber as respostas da prova.

d) As crianças gostam de brincar na piscina.

b) Fernanda sentia saudade de falar com seus pais. – função de complemento nominal.

8) Assinale a alternativa que apresenta uma oração com função de predicativo.

a) É gostoso tomar o sol da manhã.

b) Letícia se esqueceu do essencial: ser feliz.

c) O importante é que as pessoas confirmem a veracidade dos fatos.

d) É sábio que você organize suas pastas de trabalho.

c) O importante é que as pessoas confirmem a veracidade dos fatos.

9) A alternativa em que a oração subordinada tem função de objeto indireto é:

a) Os rapazes concordaram em dividir as tarefas domésticas.

b) O menino quis comprar mais um pacote de figurinhas.

c) Estou com muita vontade de tomar sorvete de morango.

d) É preciso atravessar a rua com muito cuidado.

a) Os rapazes concordaram em dividir as tarefas domésticas.

10) Em que alternativa a oração subordinada tem função de aposto?

a) Leonel desejava fazer um passeio no parque da cidade.

b) Reginaldo fez uma promessa à esposa: pararia de beber.

c) Aída tinha necessidade de ser querida por todo mundo.

d) Manuela pensava em como ajudar os desabrigados da enchente.

b) Reginaldo fez uma promessa à esposa: pararia de beber.

Carolina Sueto Moreira
Carolina Sueto Moreira
Professora, revisora e estudante de tradução. Licenciada pela UFMG. Trabalha com produção de conteúdos desde 2016.