Exercícios têm o objetivo de ajudá-lo a fixar o conteúdo estudado. Resolva os nossos exercícios e confira as respostas no gabarito.
Se houver dúvidas, veja nosso conteúdo sobre orações subordinadas substantivas.
1) Nos períodos a seguir, indique a oração principal e a subordinada.
a) Carina sabia que a pizza estava no forno.
b) O importante é proteger as crianças.
c) Não havia necessidade de Carlos se sentir mal.
d) Economizar algum dinheiro é fundamental.
e) Nós queremos a mesma coisa: que você seja feliz.
f) O guarda informou Margarida de que ela havia estacionado em local proibido.
2) Classifique as orações subordinadas substantivas.
a) Pedimos ao garçom que trouxesse uma porção de batata frita.
b) O importante é que estejamos juntos e felizes.
c) Celina gritou para quem quisesse ouvir.
d) O rapaz pensava repetidamente uma coisa: que precisava de silêncio.
e) É claro que você conhece o Flávio!
f) Todos temos medo de que a doença nos atinja.
3) Classifique as orações subordinadas substantivas reduzidas.
a) É imprescindível conhecer as regras de etiqueta na internet.
b) Catarina queria saber o que o namorado estava pensando.
c) Algumas pessoas têm receio de andar em lugares escuros.
d) Quero fazer uma coisa: descer na tirolesa do Parque das Mangabeiras.
4) Relacione a segunda coluna com a primeira, identificando as orações subordinadas substantivas. Em seguida, assinale a alternativa em que os números completam corretamente a segunda coluna.
(1) Oração subjetiva
(2) Oração objetiva direta
(3) Oração objetiva indireta
(4) Oração predicativa
(5) Oração completiva nominal
(6) Oração apositiva
( ) Necessito de comprar um novo par de tênis.
( ) É importante que vocês façam exercícios físicos.
( ) Não podemos negar um fato: Ricardo é mesmo muito engraçado.
( ) Só me diga se você está bem.
( ) Os professores enfatizam a importância de aprender.
( ) O desejo dos pais é que os filhos sejam felizes.
a) 3 – 1 – 6 – 2 – 5 – 4
b) 1 – 2 – 3 – 5 – 4 – 6
c) 2 – 5 – 4 – 6 – 1 – 3
d) 4 – 3 – 2 – 1 – 6 – 5
5) O período em que a oração subordinada tem a mesma função do termo destacado a seguir é:
Gustavo pediu um biscoito.
a) É bom que ele tenha uma distração.
b) Joana perguntou se você vai à festa.
c) Marquinhos tem vontade de ser um cientista.
d) Giovana gosta de caminhar ao ar livre.
6) Assinale a alternativa em que o termo destacado tem a mesma função da oração subordinada a seguir.
É feio dois irmãos brigarem desse jeito.
a) Nivaldo pensou em uma solução para o problema.
b) Pelas plantas ela tem amor.
c) Algumas pessoas contam muitas mentiras.
d) O menino abriu a porta apressado.
7) Assinale a alternativa em que a oração destacada tem a mesma classificação da oração subordinada em:
Tenho o sonho de visitar a Itália.
a) Eu necessito de tomar um café fresco.
b) Fernanda sentia saudade de falar com seus pais.
c) O aluno precisava de saber as respostas da prova.
d) As crianças gostam de brincar na piscina.
8) Assinale a alternativa que apresenta uma oração com função de predicativo.
a) É gostoso tomar o sol da manhã.
b) Letícia se esqueceu do essencial: ser feliz.
c) O importante é que as pessoas confirmem a veracidade dos fatos.
d) É sábio que você organize suas pastas de trabalho.
9) A alternativa em que a oração subordinada tem função de objeto indireto é:
a) Os rapazes concordaram em dividir as tarefas domésticas.
b) O menino quis comprar mais um pacote de figurinhas.
c) Estou com muita vontade de tomar sorvete de morango.
d) É preciso atravessar a rua com muito cuidado.
10) Em que alternativa a oração subordinada tem função de aposto?
a) Leonel desejava fazer um passeio no parque da cidade.
b) Reginaldo fez uma promessa à esposa: pararia de beber.
c) Aída tinha necessidade de ser querida por todo mundo.
d) Manuela pensava em como ajudar os desabrigados da enchente.