A função metalinguística é uma das seis funções da linguagem, definidas pelo linguista Roman Jakobson. As funções da linguagem correspondem a diferentes formas de utilização da linguagem, respondendo a diferentes objetivos comunicacionais.
O que é a função metalinguística?
A função metalinguística da linguagem ocorre quando o código comunicativo é utilizado para explicar o próprio código comunicativo. Tem, assim, uma função explicativa. A ênfase da comunicação é dada ao próprio código comunicativo.
A função metalinguística está presente em dicionários, gramáticas e aulas de línguas, mas também em qualquer conversa em que haja a explicação de um conceito, em qualquer assunto que seja explicado pelas próprias palavras do emissor, em qualquer poesia que fale sobre a poesia, em qualquer filme que ensine a fazer filmes,…
Exemplos de função metalinguística
- Menor: sm e sm 1 pessoa que ainda não atingiu a maioridade. adj 2 de tamanho reduzido, em comparação com outra coisa ou pessoa. 3 em quantidade e valor reduzidos 4 menos importante ou hierarquicamente inferior.
- Amar: vtd 1 adorar, apreciar, gostar, demonstrar adoração e estima vtd pron 2 expressar amor por 3 ter relações sexuais com v pron 4 exprimir um amor-próprio exagerado
- Uma mensagem é uma comunicação transmitida de forma oral ou escrita.
- A palavra frequentemente indica que alguma coisa acontece muitas vezes.
- Indispensável, imprescindível, fundamental e essencial são sinônimos de necessário.
Funções da linguagem
Ao todo, existem seis funções da linguagem. Assim, além da função metalinguística, há também as seguintes funções:
- função referencial ou denotativa;
- função emotiva ou expressiva;
- função apelativa ou conativa;
- função poética;
- função fática.
Essas seis funções possuem características diferentes e cumprem objetivos diferentes. Cada função está diretamente relacionada com um dos elementos da comunicação (contexto, emissor, receptor, canal, mensagem e código).
Saiba tudo sobre as diversas funções da linguagem.