A função fática é uma das seis funções da linguagem, definidas pelo linguista Roman Jakobson. A linguagem, sendo definida como um conjunto de símbolos ou signos usados na transmissão de uma mensagem para estabelecer comunicação, pode ser usada de diferentes formas, respondendo a diferentes objetivos comunicacionais.
O que é a função fática?
A função fática da linguagem ocorre quando há o objetivo e a preocupação de estabelecer e manter um canal de comunicação entre o emissor e o receptor. A ênfase é, assim, dada ao canal comunicativo.
A função fática está presente quando os interlocutores emitem palavras e frases com o objetivo de iniciar a transmissão da mensagem e de verificar que a mensagem está sendo entendida. A função fática está, assim, presente em cumprimentos e saudações, bem como em conversas de telefone e diversas conversas de circunstância.
Exemplos de função fática
- Alô! Alô?
- Bom dia!
- Como vai?
- Oi?
- Não é mesmo?
- Sei...
- Hum... hum...
- É isso.
- Claro…
- Sim…
- Pois é!
- Você ouviu o que eu disse?
- Entenderam?
- Olha…
- Ai foi?
- Sério?
- Ui!
- Hã?
- A hã…
Funções da linguagem
Além da função fática, existem mais cinco funções da linguagem:
- função referencial ou denotativa;
- função emotiva ou expressiva;
- função apelativa ou conativa;
- função poética;
- função metalinguística.
Todas as funções estão relacionadas com um dos elementos da comunicação (contexto, emissor, receptor, canal, mensagem e código) e possuem características diferentes, cumprindo objetivos diferentes.
Saiba tudo sobre as diversas funções da linguagem.