O processo de alfabetização é um processo essencial e inevitável para a aprendizagem da leitura e da escrita. Em algumas pessoas, decorre de forma simples e rápida. Em outras, de forma mais lenta e complicada. Normalmente, é realizado um processo de alfabetização infantil, mas muitas pessoas realizam a sua alfabetização inicial já em idade adulta.

Para que a aprendizagem decorra de forma positiva e produza bons leitores e escritores, com boa capacidade de compreensão e expressão, diversas atividades deverão ser apresentadas para que cada pessoa consiga fazer o seu próprio entendimento da leitura e da escrita.

Atividades para alfabetização

1. Identificar letras em palavras.
Exemplo: Procurar a letra o em palavras de jornais, revistas, livros, cartazes, placas, embalagens, rótulos, …

2. Identificar sons em palavras.
Exemplo: Nomear palavras em que se ouve o som i, o som a, o som p, …

3. Elaborar listas de palavras iniciadas por uma determinada letra.
Exemplo: Listar palavras com b no início: bola, bota, bebê, boneca, bonito, …

4. Relacionar letras maiúsculas, minúsculas, manuscritas e de imprensa.
Exemplo: Procurar a forma minúscula e maiúscula de uma letra em jornais e revistas.

5. Compreender o uso da letra maiúscula e da letra minúscula.
Exemplo: Elaborar um cartaz com o nome dos colegas da turma e com o nome dos seus brinquedos preferido.

6. Compreender a junção de letras na formação de sílabas simples e a sua leitura.
Exemplo: Elaborar um quadro silábico: pa, pe, pi, po, pu / ma, me, mi, mo, mu / …

7. Compreender a junção de letras na formação de sílabas complexas e a sua leitura.
Exemplo: Elaborar um quadro silábico: cha, che, chi, cho, chu / ça, ce, ci, ço, çu / …

8. Ler palavras.
Exemplo: Ler palavras soltas, das mais simples às mais complexas.

9. Alterar vogais e consoantes para a formação de palavras novas.
Exemplo: mota, mata, meta, … / mola, bola, cola, sola,…

10. Relacionar a palavra lida com uma imagem que a represente.
Exemplo: Ler uma palavra e desenhar o seu significado ou ligar a uma imagem que represente o seu significado ou recortar de uma revista uma imagem que represente o seu significado.

11. Juntar ou ordenar sílabas para a formação de novas palavras.
Exemplo: Elaborar pequenas cartas para as diferentes sílabas aprendidas e experimentar, de forma concreta, a junção e ordenação de sílabas: la + ta = lata.

12. Dividir as sílabas de uma palavra.
Exemplo: Separar as sílabas de uma palavra, quer de forma escrita, quer de forma oral (mé-di-co).

13. Identificar uma palavra numa frase.
Exemplo: Identificar e sublinhar numa frase a palavra trabalhada.

14. Ler frases.
Exemplo: Ler frases soltas, das mais simples às mais complexas.

15. Completar frases com as palavras corretas.
Exemplo: Ler uma determinada frase e completar com a palavra correta escolhida entre algumas opções.

16. Legendar imagens com palavras ou frases.
Exemplo: Ler palavras e frases soltas e relacioná-las com imagens apresentadas, fazendo a sua legenda.

17. Criar uma frase a partir de uma dada palavra.
Exemplo: Escrever uma frase que contenha uma determinada palavra ou escrever várias frases alterando a palavra final, como: Eu vi um…; Ele comeu um…; Ela gosto de…

18. Procurar palavras em caça palavras.
Exemplo: Realizar caça palavras com e sem a indicação das palavras que devem ser procuradas.

19. Ordenar palavras em frases.
Exemplo: Ordenar palavras que estejam desordenadas, formando uma frase que inicie com uma letra maiúscula e termine com um ponto final.

20. Realizar ditados de palavras e frases.
Exemplo: Escrever as palavras e as frases ditadas em voz alta por outra pessoa. Os ditados podem cumprir diversas finalidades, como a consolidação da aprendizagem de encontros vocálicos e consonantais.

21. Ler textos.
Exemplo: Contatar com diferentes tipos de material escrito, dos mais simples aos mais complexos, incluindo prosa, poesia, letras de música, receitas, …

22. Produzir textos.
Exemplo: Escrever textos, dos mais simples aos mais complexos, de forma livre ou subordinados a um tema ou a uma determinada palavra.

23. Ler por fruição.
Exemplo: Ler pelo simples prazer da leitura: antes de dormir, no ônibus, na sala de espera de um consultório,…

24. Escrever por fruição. 
Exemplo: Ter um diário ou um caderno de escrita livre.

Palavras simples e complexas

A leitura e escrita de palavras é essencial no processo de alfabetização.

Normalmente, o processo de alfabetização é iniciado com a leitura de sílabas simples, formadas principalmente por uma consoante e uma vogal, evoluindo progressivamente para a leitura de sílabas complexas, formadas por dígrafos, encontros consonantais, mudanças posicionais e fonéticas das letras,…

Palavras com sílabas simples:

  • comida;
  • papagaio;
  • amizade;
  • cotonete;
  • navio;
  • tatu;

Palavras com sílabas complexas:

  • cachorro;
  • especial;
  • quantidade;
  • almoço;
  • pêssego;
  • antiguidade;

Confira a nossas listagens de palavras com sílabas simples e com sílabas complexas:
Lista de palavras com sílabas simples.
Lista de palavras com sílabas complexas.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.